Windows 10: Veja as novidades anunciadas

0

Ontem, quarta-feira dia 21/01, tivemos o evento mais aguardado da tecnologia até o momento, o anúncio do Windows 10. Durante várias semanas de especulações sobre as novidades que possivelmente estariam sendo apresentadas, finalmente tivemos várias confirmações e algumas ótimas novidades.

Pra começar, a Microsoft informou que dará continuidade ao seu novo método de incentivo ao upgrade: quem tem Windows 7, 8 e 8.1, ou Windows Phone 8.1 poderá migrar para a versão 10 gratuitamente, no primeiro ano. Essa novidade foi trazida por Terry Myerson, chefe de Windows na MicrosoftO sistema operacional está presente em 1,5 bilhão de pessoas, a ideia é fazer com que a maioria de seus clientes esteja na mesma sintonia e possam fazer esta atualização.

Sobre o grande astro da conferência, o Windows 10 uma das primeiras revelações foi o Menu Iniciar, que está de volta com um design bem interessante. Eles conseguiram unir o que já existia nas versões anteriores de uma forma muito boa e ainda pode-se redimensionar rapidamente o espaço, que pode ser deixado em miniatura ou em tela cheia.

As novidades do Windows 10

Action Center do Windows 10

A novidades trazida ao palco através de Joe Belfiore, o Action Center funciona como uma barra de ações rápidas igual à vista nos smartphones. Por ela, qualquer consumidor pode ativar conexões, modificar configurações e também ter acesso a notificações que são enviadas pelos aplicativos autorizados pelo próprio usuário.
action-center-windows10-gorover

Continuum

A utilização do Windows em vários dispositivos foi uma das grandes sacadas do novo sistema. Anteriormente sofríamos um pouco por notar que no Windows 8 não tinha sido “pensado” para ser utilizado com teclado e mouse, apenas para touch. Com a novidade do Continuum, computadores e tablets são facilmente convertidos durante a utilização, de acordo com os acessórios conectados, por exemplo: teclados e mouses ou outros periféricos e isso tudo ocorre de maneira rápida e bem fluida. Saca só o vídeo da integração abaixo:

Cortana

Com a chegada do Windows 10, Cortana aumentou um pouco mais a sua força e a sua disponibilidade. Assim como acontece com o Google, através da palavra mágica “Hey Cortana” é possível ativar a assistente pessoal tão esperada pelos donos de aparelhos com Windows Phone. Na apresentação foi possível perceber que a Cortana está muito mais natural do que outras assistentes de outros SO’s, apresentando um conhecimento semântico muito inteligente. Não só será utilizado nos smartphones, com Windows 10 tudo está liberado!
cortana-windows10-gorover

Adeus IE, bem vindo Projeto Spartan

Conforme várias especulações rolavam antes da conferência que o IE estaria com os dias contados – era verdade. Com o fim do navegador da Microsoft, foi apresentado um novo browser chamado Spartan. Belfiore descreve o novo navegador como “uma nova experiência de navegação para o Windows 10”, prometendo que ele vai trazer também um novo motor de renderização para dar mais velocidade e fluidez à internet.

This is Spartan!

XBox One

Outra grandíssima e agradável novidade apresentada foi saber que o console da Microsoft estaria incluso neste novo sistema operacional.  No Windows 10 os games serão muito mais sociais e interativos — integrando diversas funcionalidades do sistema operacional diretamente nos consoles. Uma grata surpresa anunciada, foi o Xbox App para o Windows 10. Pra ficar melhor o entendimento, veja o vídeo abaixo:

DirectX 12

Phil Spencer trouxe outra agradável notícia sobre o novo DirectX 12. Com a novidade, a Microsoft promete dar muito mais controle de GPU e CPU para os desenvolvedores de games, garantindo uma performance até 50% melhor quando os códigos forem otimizados. Com isso além de várias melhorias e uma das mais sensacionais é o consumo de energia que será reduzido o que é fantástico para dispositivos móveis.

Outra especulação que foi revelada em partes é que uma série de jogos terá suporte multiplataformas, podendo ser jogados em dois dispositivos diferentes \o/. Uma partida multiplayer pode ser disputada entre um PC e um Xbox.  Spencer disse que o Windows 10 será capaz de fazer o streaming de games do Xbox One em computadores e tablets — lembrando que é preciso ter os dois aparelhos para isso.

Microsoft Surface Hub

Essa aqui é especialmente para ambientes corporativos. O Microsoft Surface Hub é uma pequena tela de 84 polegadas e resolução 4K permitindo controle por meio de toques na tela em diversos pontos simultâneos, sendo que isso vale também para a utilização de canetas especiais. Prometendo que não há lags ou travamentos, a Microsoft também confirmou a presença de sensores avançados, microfones e duas câmeras no Surface Hub.

Melhor que ler…é ver, então veja!

Windows Holográfico | Microsoft HoloLens

O cientista brasileiro e um dos criadores do Kinect, isso mesmo BRASILEIRO, Alex Kipman subiu ao palco apavorando todos com essa novidade. Ele falou sobre os grandes avnços tecnológicos nos últimos anos e seguiu nesse discurso até revelar o “próximo grande passo” da tecnologia: hologramas fazendo parte do cotidiano. Isso mesmo! Ele falou sobre o dia em que o Windows será holográfico. Será que o que vimos nos filmes…está mais próximo da realidade? Veja o vídeo da demonstração ;).

Kipman disse que as APIs para o desenvolvimento desse tipo de hologramas estarão disponíveis para as builds do Windows 10 ainda neste ano. Não são necessários computadores ou portáteis, pois o HoloLens funciona de uma maneira totalmente autônoma e nativa.

HoloStudio

Falando em hologramas realizados pelo HoloLens, é claro que deve haver uma aplicação para a utilização deste dispositivo e claro que temos o HoloStudio para isso. A aplicação completamente voltada para o HoloLens, permitindo que os consumidores criem modelos tridimensionais completos por meio do próprio equipamento.

Se você não pôde acompanhar o evento ao vivo, não se preocupe, a galera do Techmundo estava acompanhando e deixou o Hangout disponível para saber o que rolou no evento – o problema é que são quase 3 horas de duração, de qualquer forma ta aqui abaixo…se quiser…é só dá o play!

A versão para testes do sistema para computadores será liberada na próxima semana. Já nos dispositivos móveis a liberação ocorrerá em fevereiro.

 

Comentários

comentários

Share.

About Author

Uma lenda, um mito, ou apenas um cara tentando criar um blog? Não sei, descubram por si só ;)

Leave A Reply