Big data: Você sabe o que é?

0

Com certeza você já deve ter ouvido falar deste termo “Big Data“, ainda mais através das redes sociais. Nos dias atuais as informações que circulam por aí são realmente gigantescas como as empresas conseguem filtrar e obter as informações de forma mais precisa? Pois bem por definição encontrada na wikipedia temos o seguinte significado para o Big Data.

A Big Data refere-se a um grande armazenamento de dados e maior velocidade. Diz-se que o Big Data se baseia em 5 “V” : velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. O mercado se agita em torno do Big Data, mas até que ponto esta forma de gerenciar dados digitais pode ajudar as empresas?

No infográfico temos alguns cases importantes como o da DANONE, que deu um salto de 70% para 98% de previsão em seu processo de predição de demandas mesclando dados históricos, regionais e de mercado com informações sobre consumidores e preço.

infografico-big-data

Esse infográfico foi criado pelo pessoal da IInterativa

Outra informação bem interessante é sobre a empresa de vendas eletrônica eBay. A eBay tinha um sério problema com replicações tinha em média de 20 a 50 versões do mesmo dado espalhado em diversos ambientes. Agora, graças ao seu mercado de dados esse problema foi dramaticamente reduzido. Foi criado um data-hub, um site interno que tornou mais fácil o acesso e compartilhamento de dados para analistas e gerentes da companhia no mundo inteiro.

Com todas essas informações a evolução do Big Data fará com que a arquitetura de TI desenvolva um novo ecossistema de informações: uma rede de serviços interno e externo que trocam informações constantemente, otimiza decisões, comunica resultados e gera novas oportunidades de negócio.

–> infográfico criado pelo pessoal da IInterativa.

Comentários

comentários

Share.

About Author

Uma lenda, um mito, ou apenas um cara tentando criar um blog? Não sei, descubram por si só ;)

Leave A Reply