Rivaldo: O Pernambucano arretado

0

Rivaldo Vítor Borba Ferreira, ou apenas Rivaldo. Esse cara foi sem dúvida nenhuma um dos maiores “camisa 10” da nossa seleção brasileira e um dos maiores meio-campistas do mundo.

A história de Rivaldo começa como tantas outras que tentam a sorte e conseguem chegar ao estrelato do futebol mundial. O início de sua carreira pelo clube pernambucano Santa Cruz de 1990 até 1992. Depois disso Rivaldo teve seu maior destaque jogando agora pelo clube de São Paulo Mogi Mirim.

A partir daí Rivaldo foi cada vez refinando seu futebol e foi para o Corinthians onde jogou uma temporada jogando 22 vezes pelo clube. Aqui no Brasil Rivaldo chegou ao seu auge jogando pela máquina alvi-verde, o time do Palmeiras que era repleto de estrelas…praticamente um time invencível na época e pra variar, Rivaldo era peça chave nesse esquema do clube vitorioso. Pelo Palmeiras Rivaldo conseguiu o título de Campeão Brasileiro em 1994 e virou ídolo da torcida.

rivaldo-do-palmeiras

Chegou a hora de Rivaldo desbravar os campos europeus, seu primeiro clube foi o Deportivo La Coruña onde jogou 46 jogos fazendo 22 gols de 1996-1997. Finalmente Rivaldo já estava preparado para brilhar pra sempre no futebol e ficar marcado como um dos maiores jogadores do Barcelona, clube onde disputou 6 temporadas jogando 235 vezes e marcando 130 gols, muitos desses memoráveis.

Depois disso Rivaldo foi para Itália jogar pelo Milan e por lá também deixou sua marca não com o brilho do Barcelona, mas com a moral de um craque acima da média. Depois do Milan Rivaldo foi desbravar novos horizontes no futebol mundial.

O que dizer de Rivaldo e sua história pela Seleção Brasileira onde ele praticamente ganhou tudo que podia. Copa América, Copa das Confederações, Copa do Mundo, medalhista de bronze em Atlanta 96. Infelizmente em sua carreira teve que carregar muitas culpas por ter sido um dos crucificados em Atlanta ficando um bom tempo sem ser chamado nas convocações seguintes.

rivaldo-barcaSeu retorno a Seleção foi com título na Copa das Confederações de 1997. Em 1998 disputando sua primeira Copa do Mundo, Rivaldo desempenhou bem seu papel, fazendo seus golzinhos (3) e sendo garçom em algumas situações, mas infelizmente não pode evitar a derrota para França na final.

Sua redenção aconteceu em 2002 como um dos protagonistas (pra min o principal destaque) no título do penta-campeonato mundial. Com um time de craques Rivaldo mais uma vez conseguiu brilhar entre os grandes como: Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos, Cafú…dentre outros grandes daquela seleção.

Rivaldo marcou 5 gols na Copa do Mundo e foi fundamental para a perfeita recuperação do Ronaldo que teve uma participação memorável no mundial marcando 8 gols, 2 desses na final com participação direta do craque pernambucano Rivaldo.

Rivaldo, será sem dúvida lembrado para sempre nos gramados e nos clubes onde passou, talvez por não ser um craque da mídia não obteve tanto destaques nos holofotes, mas dentro de campo sempre conseguiu desfilar seu futebol de mágica e beleza.

Com uma canhota incrível ele conseguiu escrever seu nome no futebol mundial e sem dúvida estará entre os grandes do futebol mundial.

Vejam um vídeo feito pelo Barcelona para homenagear este grande jogador.

Sem esquecer de sua passagem pela Seleção Brasileira, fique com os gols feitos por Rivaldo nessa compilação abaixo:

Tem uma matéria muito legal sobre a carreira de Rivaldo no Globoesporte.com, clica aqui.

Valeu Rivaldo! Obrigado por tudo 😉

brasil-campeao-2002

Brasil – Penta campeão mundial de futebol

Comentários

comentários

Share.

About Author

Uma lenda, um mito, ou apenas um cara tentando criar um blog? Não sei, descubram por si só ;)

Leave A Reply